terça-feira, 27 de julho de 2010

Virgindade


O hímen


O hímen possuí um orifício cujo tipo varia de mulher para mulher. O tipo mais comum tem somente um orifício em forma de anel, e por isso se chama anular. É através desse orifício que as secreções e o sangue da menstruação saem da vagina.
Alguns hímens sangram ao se romper, enquanto outros não sangram.
Mesmo através de exame médico, é difícil garantir se uma pessoa já teve ou não relação sexual. Existe um tipo de hímen, que 15% das mulheres têm, chamado complacente. Ele é mais grosso e elástico e, em vez de romper durante as relações sexuais, ele cede e depois volta à posição anterior.
Existem alguns casos raros em que a mulher não tem hímen e também em que o hímen não tem orifício. Neste caso, na puberdade, é necessário ir ao médico para furá-lo.

Mas ser virgem não é só isso...

Ser virgem foi, e ainda é, considerado por algumas pessoas algo muito importante. Essa idéia não é estranha, pois a primeira relação sexual é realmente marcante tanto para a menina quanto para o menino. A importância da primeira relação está em ser o início da vida sexual conjunta. Portanto todos os esforços deveriam ser feitos na direção de a perda da virgindade ser uma experiência gostosa e responsável.
Algumas pessoas dão importância à "perda da virgindade" não por ser a primeira relação sexual, mas por acreditarem que a "honra da mulher" está nessa membrana chamada hímen.
É necessário repensar o termo "perda" porque quando a relação sexual ocorre com maturidade ocorre um ganho. A mulher não é um objeto que vale mais ou menos porque não tem um hímen.
Durante muitos séculos e em culturas diferentes, a manutenção do hímen foi muito valorizada, como por exemplo na tradição de colocar no dia seguinte ao matrimônio o lençol manchado de sangue na janela.
Manter a virgindade ou deixar de ser virgem é uma escolha, que deve ser refletida tanto pelo homem quanto pela mulher. Um cuidado bastante importante é o preservativo, para a prevenção tanto de doenças sexualmente transmissíveis quanto de uma gravidez não desejada.
Distorções como "mulher que presta tem que ser virgem", ou "macho que é macho faz sexo com várias mulheres" devem ser desconstruídas, essa pressão e cobrança transformam uma experiência importante e prazerosa em algo esvaziado de sentido, só para atender expectativas sociais e não aos próprios desejos, sentimentos e planos.

Fonte: Sexo para adolescentes- Marta Suplicy.

2 comentários:

  1. Lembram da nossa discussão sobre a virgindade? Legal o post, né...também estamos no Twitter agora, @duvidasaquinao!
    Nos sigam!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legaal , continue assim sempre informando aos que tem duvidas , estao fazendo um Bem enorme !

    ResponderExcluir