
Orgasmo é a conclusão do cliclo de respostas sexuais, sendo uma reação do corpo que dura apenas breves segundos sentida durante o ato sexual, ou de masturbação, resultado de intensa excitação das zonas erógenas ou órgão sexuais. Orgasmo é caracterizado por intenso prazer físico, controlada pelo sistema nervoso autônomo. Sendo acompanhado por ciclos de rápidas contrações musculares nos músculos pélvicos inferiores, que rodeiam os órgãos genitais e o ânus, sendo freqüentemente associados a outras ações involuntárias, como espasmos musculares em outras partes do corpo e uma sensação general eufórica.
O orgasmo é atingido após a estimulação direta dos órgãos eréteis, pênis e clitóris, por um período de tempo. Esta estimulação pode ser causada pela atividade sexual, masturbação, sexo oral, sexo não penetrativo, um vibrador, ou por eletroestimulação. Qualquer estimulação sexual do pênis ou clitóris podem eventualmente resultar em um orgasmo, mas também pode ser atingido pela estimulação de outras zonas erógenas, na ausência de estimulação física, através de estimulação psicológica, por exemplo.
A reação sexual masculina
A excitação sexual masculina desenvolve-se geralmente em quatro fases: a fase de excitação, a fase do “platô”, a fase orgástica e a fase de resolução.
A fase de excitação, variando em cada indivíduo, dura de dois a cinco minutos, mas pode ser muito rápida. O pênis entra em ereção (alongamento e endurecimento), levanta e expõe a glande. Ao mesmo tempo, inicia-se na uretra a secreção de um líquido branco transparente.
Em seguida, vem a fase do “platô”, cuja duração também varia segundo indivíduo. Nela, a secreção atinge seu máximo.
A fase orgástica dura em média de cinco a dez segundos, é sentido um intenso prazer, as vesículas seminais se contraem quatro, cinco vezes e expulsam o esperma em jatos sucessivos.
Na fase de resolução os órgãos eréteis desincham e é impossível receber um novo estímulo. É a fase refratária, onde o homem fica inapto a qualquer relação sexual.




A reação sexual feminina
Na fase de excitação os grandes lábios incham e mudam de cor. Os pequenos lábios e o clitóris ficam irrigados de sangue, e também incha e muda de cor. A terça parte superior da vagina se dilata e a terça parte inferior se retrai, ao mesmo tempo em que ocorre um processo de lubrificação, umedecendo a vagina. Durante a fase de “platô”, ocorre uma secreção das glândulas no interior da vagina.
Durante a fase orgástica, além da mudança na coloração dos órgãos genitais, há a dilatação da vagina acompanhada de uma retração do clitóris. Há contrações dos músculos, bem como contrações do útero, explosivas e indolores, em ligeira ascensão.
A sensação orgástica pode ser muito intensa, acompanhada de um bloqueio da respiração e aceleração do ritmo cardíaco.




Fonte: http://camanarede.terra.com.br/orgasmo/orgasmo_00.htm
Livro: Adolescentes Perguntam. Cristian Spitz. 1997.
www.publisaude.com.br
Muito bom o texto, né, galera?
ResponderExcluir