Os responsáveis pelas mudanças na puberdade são os hormônios. Hormônios são substâncias químicas que o corpo produz e que atuam não somente nos órgãos reprodutores, mas também sobre o cérebro. Quando a puberdade se inicia, uma área do cérebro, chamada hipotálamo, envia uma mensagem para uma glândula chamada pituitária ou hipófise. Do tamanho de uma ervilha, e também situada no cérebro, a hipófise começa a produzir dois hormônios: LH (hormônio luteotrófico) e FSH (hormônio folículo estimulante). Esses dois hormônios viajam pelo sangue até os ovários da menina e até os testículos do menino.
A testosterona é um hormônio produzido tanto nos homens quanto nas mulheres. Nos homens pelos testículos e nas mulheres pelos ovários, e, em pequenas quantidades também pelas glândulas supra-renais, em ambos os sexos.
A síntese da testosterona é estimulada pela ação do LH.
Nas mulheres, a testosterona influencia principalmente a libido, a vontade sexual. Na idade fértil, o nível deste hormônio sobre antes da ovulação, aumentando o desejo.
O organismo de um adulto do sexo masculino produz cerca de vinte a trinta vezes mais a quantidade de testosternoa que o organismo de um adulto do sexo feminino, tendo assim um papel importante no desenvolvimento das diferentes características corpoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário