domingo, 29 de agosto de 2010

Métodos Anticoncepcionais

Essa semana teremos um **quiz** sobre os métodos anticoncepcionais, e o The Crazy está bem preparado!!!!! Olha todas as informações que aprendemos:



Camisinha Masculina:

* É uma capa fina de borracha que cobre o pênis durante a relação sexual, para impedir o contato do pênis com a vagina, com o ânus, com a boca.
* A camisinha funciona como uma barreira. O esperma ejaculado pelo homem fica retido na camisinha, assim os espermatozóides não entram no corpo da(o) parceira(o).
* As camisinhas masculina ou feminina são os únicos métodos que oferecem dupla proteção: protegem, ao mesmo tempo, de doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez.
* Nunca se deve usar duas camisinhas ao mesmo tempo, nem masculina com feminina, nem duas masculinas, nem duas femininas, pois o risco de rompimento é maior.
* A camisinha é prática. É usada apenas na hora da relação sexual e não atrapalha o prazer sexual.
* É necessário guardar a camisinha em um lugar que não fique exposta ao calor, e verificar o prazo de validade e o carimbo do Inmetro.

Camisinha Feminina:

* É um tubo feito de plástico macio, fino e resistente, que já vem lubrificado e que se coloca dentro da vagina, para impedir o contato do pênis com a vagina.
* É eficaz para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez se usada em todas as relações sexuais.
* Pode ser colocada na vagina imediatamente antes da penetração ou até 8 horas antes.
* Funciona como um método de barreira, impedindo os espermatozóides de entrar no corpo da mulher.

Pílula Anticoncepcional:


* São feitas de hormônios parecidos com os hormônios produzidos pelos ovários da mulher, o estrogênio e a progesterona. Agem impedindo a ovulação.
* São muito eficazes quando usadas corretamente, ou seja, todos os dias, de preferência no mesmo horário.
* A fertilidade da mulher, que é a capacidade dela engravidar, retorna logo após ela ter parado de tomar a pílula.
* Pode haver efeitos colaterais no começo, mas, na maioria das vezes, eles desaparecem. Se eles continuarem por mais de três meses, deve-se conversar com o médio para trocar de pílula.

Injeções Anticoncepcionais:

* Também agem impedindo a ovulação e são muito eficazes quando utilizadas corretamente.
* Existem dois tipos de injeção anticoncepcional: a injeção aplicada uma vez por mês e a injeção aplicada de três em três meses. Com a injeção trimestral, é muito freqüente a mulher ficar sem mestruar.

Pílula do Dia Seguinte:

* Age impedindo ou retardando a ovulação e diminuindo a capacidade dos espermatozóides de fecundarem o óvulo.
* Pode ser usada quando houve a relação sexual sem o uso de nenhum anticoncepcional ou/e ocorrer o rompimento da camisinha.
* Deve ser usada apenas em casos emergenciais e não de forma rotineira, porque a quantidade de hormônios é grande.

Diafragma:

* É uma capa flexível de borracha ou de silicone, com uma borda em forma de anel, que é colocada na vagina para cobrir o colo do útero. Evita a gravidez impedindo a entrada dos espermatozóides dentro do útero.
* Existem diafragmas de diferentes tamanhos, sendo necessária a medição por profissional de saúde para determinar o temanho adequado para cada mulher.
* Pode ser usado com espermicida.
* Deve ser colocado em todas as relações sexuais, minutos ou horas antes do contato entre o pênis e a vagina.
* Só deve ser retirado de seis a oito horas após a última relação sexual, que é o tempo suficiente para que os espermatozódies que ficaram na vagina morram.
* Depois de utilizá-lo, deve-se laválo com água e sabão neutro, secá-lo bem e guardá-lo em um estojom em lugar seco e fresco, e não exposto à luz do sol.
DIU- Dispositivo Intra-uterino.

* É um pequeno objeto de plástico que pode ser recoberto de cobre ou conter hormônio, colocado no interior do útero para evitar a gravidez. Age inativando ou matando os espermatozóides, impedindo o encontro dos espermatozóides com o óvulo.
* A colocação do DIU deve ser feita por um profissional de saúde preparado.
* É um método muito eficaz, dura cerca de dez anos após sua colocação, mas pode ser retirado a qualquer momento, se a mulher assim desejar ou se apresentar algum problema.

Fonte: Cartilha sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos- Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário