Estrógenos
A partir da puberdade, o estrogênio que passa a ser mais importante é o estradiol, responsável pela ciclicidade da menstruação.
Outro estrigênio, a estrona, é chamado de estrogênio da menopausa.
Progesterona
A progesterona favorece a menstruação, a fecundação, o transporte e a implantação do óvulo fecundado até o útero, a manutenção da gravidez e a lactação. É conhecida como o hormônio da gravidez.
É produzida, fundamentalmente, no ovário, nos 15 dias que sucedem à ovulação através de uma organela chamada corpo lúteo, que é o local de onde, mensalmente, sai o óvulo.
A Interação dos Hormônios e Outros Elementos
Os estrógenos agem sobre os neurotransmissores e os opiáceos naturais, principalmente as endorfinas.
Endorfinas
Elas controlam a temperatura basal do corpo, atuam sobre o sistema cardiovacular e respiratório, ativam a transpiração, aliviam a dor, interferem no humor e na atividade locomotora.
Gonadotrofina Coriônica
Esse hormônio só entra em ação quando a mulher está grávida e a sua meta é levar a gestação até o término através da função placentária. Ele é produzido a partir da fecundação do óvulo por tecidos que compõem a gestação. É o hormônio que aponta, pelo seu aparecimento no sangue e na urina da mulher, a gravidez.
Testosterona
Nos homens, ele encontra-se presente de
Nas mulheres aumentam do 7º ao 17º dia do ciclo, aumentando o desejo sexual.
Prolactina
Produzida pela hipófise, e diretamente subordinada ao córtex, aumenta durante a gravidez e atinge seu pico máximo durante a amamentação.
Antigamente acreditava-se que esse hormônio tinha a única função de produzir o leite para a amamentação. Hoje sabe-se que esse hormônio tem influência na performance sexual.
Ela diminui o desejo sexual das mulheres durante a amamentação, época em que inibe também a lubrificação que ocorre nos genitais na fase de excitação.
No homem, pode influenciar na impotência sexual e diminuir a produção de espermatozóides.
Adrenalina
É um neurotransmissor com a meta de preparar o organismo para reagir diante de uma ameaça.
Serotonina
É um neurotransmissor que tem como meta a modulação do humor.
Ocitocina
Secretada pela hipófise posterior, porém encontrada em todos os tecidos do corpo, está ligada ao contato físico. Tem grande importância durante o parte e seus picos ocorrem durante o orgasmo e a amamentação (durante o aleitamento, faz com que o leite materno seja ejetado logo após o toque do bebê no seio).
No homem, acelera a ejaculação e aumenta a sensibilidade do pênis.
Ligado então ao toque, acompanha-nos desde o nascimento até a morte.
Fonte: Conhecendo Nossos Hormônios. (Livro).
Eliezer Berenstein.

Nenhum comentário:
Postar um comentário