domingo, 12 de setembro de 2010

Tensão Pré-Menstrual.


Sintomas típicos
Psíquicos
Tensão; Variações de humor; Irritabilidade; Dificuldade de concentração; Letargia; Depressão.
Físicos
Aumento de peso; Retenção de líquidos; Inchaços; Flacidez dos seios; Dores articulares e musculares; Náuseas; Vômitos e Dores.

Noutros tempos, acreditava-se que a síndrome pré-menstrual era algo que apenas "passava pela cabeça" das mulheres. Hoje sabe-se que esses sintomas são reais e não imaginários. De fato, calcula-se que 30 a 40 por cento das mulheres apresentam sintomas suficientemente graves para perturbar as suas atividades quotidianas. Ninguém sabe ao certo o que provoca a síndrome pré-menstrual. Alguns especialistas acreditam tratar-se de alterações químicas no cérebro. Os hormônios também podem ter o seu papel.


Não há nenhum teste que permita diagnosticar a síndrome pré-menstrual. O médico poderá pedir que a garota estabeleça uma tabela das suas menstruações para apurar quando ocorrem e por quanto tempo continuam.

Tratamento sem medicamentos

O tratamento depende da identificação de quais são os sintomas mais perturbadores. Depois desta fase prévia torna-se necessária, quase sempre, uma combinação de medidas. Pode começar por uma alteração da dieta. A escolha de alimentos que contenham doses elevadas de hidratos de carbono complexos (frutos, vegetais e cereais integrais) é altamente recomendável. Ao mesmo tempo, é também preferível ingerir várias refeições diárias, em vez das habituais três mais completas. Limitar a cafeína, o álcool e os alimentos salgados integra ainda a escolha de uma dieta adequada.
Para além da componente da alimentação, as mulheres deverão recorrer à prática regular de exercício físico. Experimente os exercícios aeróbicos leves (caminhada rápida, bicicleta) durante 20 a 30 minutos, pelo menos três vezes por semana. Na altura em que a síndrome pré-menstrual se manifestar, intensifique o exercício.
Também não perde nada se aprender algumas técnicas de redução do stress como o relaxamento muscular progressivo ou os exercícios de respiração profunda.

Casos mais sérios

Se as estratégicas de alteração do modo de vida não reduzirem os sintomas em 2 ou 3 meses, o médico poderá prescrever alguns medicamentos. Uma possibilidade passa pelos contraceptivos orais. Estes produzem o efeito de interromper a ovulação, o que permite, geralmente, aliviar os sintomas. Os contraceptivos orais mais recentes apresentam menores efeitos colaterais.
É também possível, embora aqui as certezas sejam menores, que uma bebida com uma fórmula que mistura hidratos de carbono, vitaminas e minerais possa diminuir os estados de depressão, irritabilidade e confusão. A vitamina E parece poder igualmente auxiliar a dissipar os sintomas da síndrome pré-menstrual. Alguns estudos afirmam que a vitamina E reduz significativamente os sintomas, mas até hoje apenas foram publicados resultados marginais ou sem significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário